O desafio de criar uma liderança inovadora e impactante para conduzir equipes técnicas de alto desempenho para projetos e gestão digitalmente transformada. Um espaço para debater o futuro da Liderança
CONHEÇA A COORDENAÇÃO
REGIS DALSOTTO| linkedin
EM BREVE
KAMILA QUEIROZ| linkedin
en.tu.si.as.ta | Engineering Manager, com mais de dezoito anos de experiência participando de equipes de desenvolvimento em plataformas desktop, web e mobile, com atuação nas disciplinas de engenharia e qualidade de software.
Desenvolvedora de Software e de Pessoas!
GUILHERME LACERDA | linkedin
Trabalha com Métodos Ágeis desde 2001, sendo um dos pioneiros no Brasil. Vem liderando a transformação ágil em várias empresas, de startups a grandes corporações, com a participação de dezenas de equipes e centenas de pessoas. Head of Engineering Lead na Pix Force, Mentor na Wildtech, é Mestre e Doutor em Ciência da Computação (UFRGS), com estudos na área de Métodos Ágeis, Engenharia de Software (manutenção e evolução de software), Gestão de Projetos e Produtos. Professor Universitário de Graduação e de Pós-Graduação na Unisinos, PUCRS e UFRGS. Criador do DR-Tools Suite (http://drtools.site)
Trabalharemos com as Lideranças uma cartilha com 5 soft skills essenciais para uma atuação de desenvolvimento de equipes inspirada em fundamentos de mentoria técnica: 1)Escuta ativa e profunda; 2)Influência e autoridade; 3)Planejamento e conduções de sessões; 4)Aplicação de feedbacks; 5)Liderança de ambientes seguros. Para isso, partiremos da experiência de mais de 3.000 horas de condução de mentorias já realizadas pela Desperta, todas estruturadas nesses 5 comportamentos. Trataremos a condução dessas mentorias de forma ajustada à realidade de lideranças técnicas, apresentando as estratégias para que tais lideranças criem ambientes de desenvolvimento ágeis e seguros em suas equipes.
Em um cenário de mudanças aceleradas a tecnologia evolui, mas são as pessoas que dão sentido a ela. Vamos conversar sobre como líderes técnicos podem cultivar confiança, promover autonomia e usar a inovação como ferramenta para aproximar, e não afastar. Liderar é gerar impacto humano que resiste ao tempo.
Liderança nem sempre depende de título ou autoridade formal — é sobre influência, colaboração e tomada de decisão estratégica. Nesta palestra, vou compartilhar minha experiência como De-Escalation Architect na SAP, coordenando equipes multifuncionais para resolver casos críticos de clientes. Mostrarei como engajar times de suporte, produto, desenvolvimento e gerenciamento de contas, aplicar práticas ágeis e design thinking, e transformar desafios complexos em soluções escaláveis, oferecendo insights sobre liderança prática e impacto real em grandes organizações.